Um dos grandes desafios de quem cultiva qualquer tipo de planta é de fato o clima!
Fico aqui imaginando como devia ser maravilhoso quando as estações do ano eram previsíveis.. inverno fazia frio, primavera calorão e ventinho, verão calor e outono “ventão” e calorzinho. E ponto. Era possível saber quando tirar os casacos do armário ou quando carregar guarda-chuva.

Mas agora é essa loucura!
Saímos com todo o guarda roupa na mochilha, sem saber se a plantinha que está em casa vai secar no sol forte ou morrer afogada de tanta chuva. Já perdi pelo menos uma dezena de ervas com essas mudanças bruscas de clima. E tal desequilíbrio deveria ser alarmante para toda a humanidade, afinal, a Mãe Terra está em risco!

No entanto, ainda que eu esteja preocupada com o planeta que estou deixando para minhas gerações, o tema de hoje não é exatamente as mudanças climáticas. Apesar da variação de temperatura ter sido a principal responsável pela morte do meu pezinho de camomila, tenho certeza que se eu entendesse um pouco mais sobre como cultivá-la isso teria sido evitado. Por isso, queria compartilhar hoje um pouco das minhas descobertas!

flor-de-camomilaNome:
Camomila é um nome dado a diversas plantas que possuem flores parecidas com pequenas margaridas. As duas espécies de camomila mais cultivadas são a camomila alemã (Matricaria chamomilla, também denominada Matricaria recutita) e a camomila romana (Chamaemelum nobile ou Anthemis nobilis). Ambas são chamadas de verdadeira camomila e falsa camomila, variando qual é conhecida como verdadeira e qual é conhecida como a falsa de acordo com a região.

Diferenças entre a camomila alemã e a camomila romana:
A camomila alemã pode chegar a atingir 1 m de altura, sendo mais ereta que a camomila romana, que apresenta um hábito mais rastejante, atingindo cerca de 25 cm de altura. Os folíolos (segmentos das folhas) da camomila romana são mais achatados e mais espessos que os da camomila alemã, e suas inflorescências são solitárias e terminais, ao passo que as inflorescências da camomila alemã surgem em cachos (corimbos).

Lendas e Mitos:
Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.   Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, por exemplo, esse vinho era usado como digestivo. Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Cultivo:  matricaria_recutita-ilustracao-botanical-com
A camomila cresce melhor em clima ameno, com temperaturas abaixo de 20°C. Embora possa ser cultivada em temperaturas mais altas, a planta tende a florescer precocemente nestas condições, especialmente se houver baixa umidade. O ideal é cultivar com luz solar direta, mas também tolera sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade.

Cultive preferencialmente em solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 6,8. No entanto, esta planta pode crescer bem em diversos tipos de solo, incluindo solos pouco férteis, desde que não sejam muito ácidos. Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que permaneça encharcado.

A colheita geralmente ocorre 3 ou 4 meses após o plantio. As inflorescências devem ser colhidas assim que abrirem completamente. Flores mais velhas, que estão escurecendo ou estão com pétalas brancas voltadas para baixo, têm menos sabor e aroma. As inflorescências colhidas devem ser secas para poderem ser armazenadas. Colhas as flores sem as hastes e deixe-as por vários dias em local seco e bem ventilado, até ficarem completamente secas.

Atributos:
A Camomila está entre as plantas medicinais mais adocicadas. Além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Possui compostos químicos anti-inflamatórios, mas a maioria das pessoas toma o chá de camomila para diminuir a ansiedade e acabar com a insônia. É usada para eliminar gases intestinais, ataque de vermes, gastrites,  reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas. O conhecido “chazinho de camomila” é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as caspas da cabeça.

camomila1As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório, antisséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele. O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa.

O chá natural é usado para realçar o tom dourado dos cabelos louros. Em compressas, suaviza olheiras e inchaço dos olhos. O responsável por essas maravilhas é o óleo essencial da camomila, chamado azuleno – um ingrediente muito utilizado pela moderna indústria cosmética.

pindedoverdeFontes Interessantes Para Quem Quer se Aprofundar no Tema:
http://www.plantasquecuram.com.br/
> http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-propriedades-medicinais-da-camomila-5129.html
> http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/camomila-matricaria-recutita.html

Cíntia Carvalho 

sprays_essencial

  • Felicidade: Promove a  Alegria de viver. Restaura a Auto-estima e a Segurança. Ancorado por uma seleção de florais (Bush e FES). Elaborado com óleos essenciais de camomila e erva-doce, e extrato de Erva de São João. Cor Amarela.

Auxilia nos caso de angústia, tristeza e depressão. e nos ajuda nos relacionamentos ao combater o medo da opressão. Faz com que o amor próprio e a autoconfiança renasçam, aumentando o contato com o mundo interior.

Afirmação; Permito-me a cada dia aproveitar todas as oportunidades que me são dadas e executá-las com felicidade.

Vamos encontrar a Felicidade!

www.pdf24.org    Send article as PDF