mugwort-artemisia-vulgaris-seeds-palm-beach-medicinal-herbs-4

Erva-do-Fogo, Absinto Selvagem, Flor-de-São-João, Artemijo, losna, losna-brava, absinto e entre outros, a Artemisia vulgaris é uma Planta originária da Europa, Ásia e norte da África. Adaptou-se muito bem no mundo todo e no Brasil onde é também conhecida por erva-de-são-joão. É muito usada como planta ornamental em jardins. Além de bonita, é uma planta muito perfumada devido ao óleo volátil produzido pelas raízes e folhas. Suas flores são brancas com folhas recortadas e esbranquiçadas na face inferior.

Cultivo:
O plantio deve ser feito no verão, no início do período chuvoso até o outono. Não é muito exigente com o solo, mas desenvolve-se melhor em solos adubados, arejados e com irrigação farta. As folhas devem ser colhidas no período da floração e as raízes o ano todo. A propagação é feita por estacas de ramos jovens retirados de plantas adultas.

Atributos:
A artemísia contém um óleo essencial rico em diversas substâncias: cineol e tujona, flavonoides, taninos, saponinas, resinas,artemisinina e princípios amargos. Suas propriedades medicinais conhecidas são o efeito analgésico, antiespasmódico, anticonvulsivo, tônico, calmante, digestivo, vermífugo e regulador da menstruação. A artemisinina está a ser testada contra a malária.

mugwor61-lA raiz e a folha contêm óleo volátil e um princípio amargo que torna a artemísia útil como tônico estomacal, estimulante, com propriedades antiespasmódicas e anti-helmínticas (combate vermes). Tomado meia hora antes das refeições, o chá das folhas e flores da artemísia tem efeito digestivo e alivia cólicas intestinais. Deve ser consumida moderadamente, pois em excesso pode ser tóxica.

Contraindicações:
Não deve ser consumida crua, pois é tóxica nesta condição. Mulheres grávidas ou que amamentam. Tóxica em dosagem acima da indicada. Efeitos colaterais: excitação do sistema nervoso central, vasodilatação, convulsões e reações alérgicas; fica presente no leite da lactante. Pode causar também hepatonefrites, convulsões e problemas mentais e psíquicos.

Fontes:
pindedoverde Em Astral
– Plantas Medicinais Fitoterapia
– Portal da Educação
– Plantamed

Cíntia Carvalho

sprays_deusacontemporaneas_500

Ártemis – Liberdade e Auto-expressão

  • Liberdade, Vontade e Auto-expressão são os objetivos da composição artemísia e eucalipto, essências florais direcionadas ao 3º. e 5º. Chakras, na cor verde-claro.

Nossa essência Ártemis proporciona a busca de objetivos com perseverança integrando a verdadeira forma de expressar o Eu Feminino na integração entre o interno (Eu) e o externo (Natureza que nos cerca), a integração do micro e do macrocosmo, da razão e emoção, instinto e intuição, força e compaixão, e tantas outras dualidades psico-espiritual-emocionais.

É uma essência que possui a potencialidade da limpeza profunda nos seus corpos mais densos, devendo ser utilizada com cautela observando os processos de catarse, pois proporciona a eliminação rápida de toxinas psíquicas e físicas.

Afirmação: Reconheço em mim meu instinto selvagem, que me liberta e me encaminha para uma pulsação saudável de prazer e realizações em minha vida.

Adquira agora mesmo sua Essência Vibracional do Despertar Feminino Ártemis!

www.pdf24.org    Send article as PDF