samambaias-300x225Quando lembro da infância, a primeira planta que vem na memória são as samambaias da minha mãe e da vovó Lurdinha!
Desde que comecei a ter meus próprios vasos, venho “namorando” a ideia de ter uma samambaia…mas por onde começar? Qual espécie ter? Como cuidar?

Vamos descobrir?

Nome
“Samambaia” é um termo originário da língua tupi, com duas explicações etimológicas possíveis: ham ã’bae, “o que se torce em espiral” ou samambaîa, “corda de pesos, de brincos, de pingentes”. Elas são plantas vasculares que não produzem sementes – reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo), que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas são formadas por um caule, normalmente um rizoma. As folhas, chamadas frondes neste grupo, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua e possuem, na sua face inferior (ou abaxial), pequenos órgãos chamados soros, que contêm os esporos.

Confira alguns tipos de Samambaias:

1. Samambaia americana (Nephrolepsis exaltata): é a espécie mais resistente que há, não tem frescura.
2. Samambaia de metro (Polypodium subauriculatum): possui folhas que chegam a metros de comprimento
3. Renda-portuguesa (Davallia fejeensis): queima no inverno e rebrota na primavera.
4. Avenca (Adiantum sp): planta delicada, vai superbem no litoral, mas detesta passar frio.
5. Samambaia prata (Pteris cretica): sua folhagem é inconfundível, tem manchas prateadas!
6. Paulistinha (Nephrolepsis pectinata): ela é tão comum que nasce até no mato!

Lendas e Mitos1-samambaia

Uma curiosidade a respeito das samambaias é que elas são as plantas consideradas mais antigas do mundo. Muitos se referem a elas como as plantas dos dinossauros pelo fato de que elas coexistirão com esses seres pré-históricos.

De acordo com o site Herbologia Místicaas samambaias fazem parte do filo das pteridófitas e são regidas por Saturno…algumas pessoas afirmam que as samambaias e avencas adoram ser regadas com cerveja e ficam muito agradecidas quando recebem esse mimo. De acordo com o Feng Shui, não se deve matêr samambaias na parte interna da casa, pois elas captam todo tipo de energia e liberam nos moradores do local…No círculo mágico ritualístico, samambaias e avencas podem ser usadas como marcadores do quadrante norte. Sob forma de defumações, as folhas de samambaia afastam os maus espíritos“.

Solo

A samambaia é uma planta de cultivo à meia sombra e o solo ideal para ela é aquele úmido levemente e que seja enriquecido com matéria orgânica. Uma dica de composição de substrato que ajuda a samambaia a crescer com saúde é composto orgânico completo, turfa e areia. Para quem não conhece o composto orgânico completo é feito com resíduos vegetais provenientes de poda de plantas, de cascas de frutas e hortaliças. A esses resíduos são acrescentados o adubo animal de curral curtido, terra e areia. Para a adubação de suplementação da planta você pode usar o composto encontrado em supermercados e lojas de artigos de jardinagem, o adubo granulado tipo NPK. A formulação do NPK deve ser de 10-10-10 para cada uma garrafa de 2 litros de água. Para que o adubo seja bem dissolvido é necessário sacudi-lo junto com a água dentro da garrafa. No momento de colocar o substrato na sua planta é importante evitar que o mesmo encoste nas folhas. Se quiser também pode usar adubos foliares, porém, tome cuidado para que esse tipo de adubo não acabe queimando as folhas mais delicadas.

folha-da-samabaia-1024x683Luminosidade

As plantas do tipo avencas (Adiantum), chifre-de-veado (Platycerium), asplênios (Asplenium) e alguns tipos de samambaias precisam de bastante luz para poder fazer a sua fotossíntese. Porém, tenha cuidado com a luz direta do sol sobre essas plantas, pois pode acabar causando queimaduras nas folhas. Se você quiser cultivar esse tipo de planta na área externa da casa a dica é proteger a planta da incidência direta do sol. A sombra de árvores pode ser uma boa maneira de proteger essas plantas. Quem for fazer o cultivo dentro de casa deverá procurar deixar a planta próxima as janelas, porém, sem sol direto incidindo. Você pode usar uma cortina para fazer com que a luz solar seja menos intensa sobre a planta.

Vento

Se existe algo que as samambaias não apreciam é o vento, em alguns casos surgem até mesmo queimaduras nas folhas devido ao vento frio. Para evitar desfolhamento e queimadura é necessário que a sua samambaia fique protegida do vento. Porém, atente também para a necessidade de que o local em que você vai deixar a sua samambaia seja arejado evitando assim a proliferação de fungos.

Regasfolha-da-samabaia-1024x683

Regue a sua planta com frequência para garantir que o substrato fique levemente úmido, porém, tome cuidado para não encharcar a sua planta. A areia é importante no substrato da planta para ajudar a drenar a água evitando assim que as raízes apodreçam. Durante os meses mais frios você pode reduzir as regas das samambaias. Porém, durante o verão é importante regar com frequência as suas samambaias. Para evitar alagamento e não deixar que a sua planta se afogue você pode usar um aspersor. Passe uma nuvem de água sobre a samambaia de forma a propiciar um clima úmido agradável para a sua planta.

 Fontes:

Cíntia Carvalho pindedoverde

 

www.pdf24.org    Send article as PDF