Pare tudo que esta fazendo e olhe para o céu. Observe a noite iluminada, a maré alta e muitos seres vivos no ápice de seus desejos. Sentidos, sensações e sentimentos a flor da pele. Efeitos da nossa querida Vó Lua, que chega cheia de energia e boas vibrações!

A Mãe Natureza se alegra, é tempo fértil para germinar sementes, plantar repolho, couve-flor, alface, chicória e colher frutos como tomate, laranja, pimentão e abacaxi. Alimentos colhidos nessa fase da lua retém mais nutrientes, sendo mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Para as bruxinhas e curandeiras de plantão, eis o melhor momento para colher ervas medicinais, pois toda  a energia da planta se concentra em sua copa, galhos, folhas, frutos e flores.

Existe uma prática ancestral chamada Jardinagem Lunar, que gira em torno do efeito gravitacional da lua sobre o fluxo de umidade no solo e nas plantas. Os agricultores, ao longo dos séculos, têm identificado efeitos visíveis da lua cheia no crescimento das plantas. Baseados em pesquisas científicas e experiências práticas, sabemos das seguintes influências da lua cheia:

  • Entre a lua crescente e a lua cheia, a germinação é mais rápida, além do crescimento e alongamento das plantas, caso cortadas nesse período;
  • A germinação das sementes é mais rápida, mas aumenta a propensão a fungos, devido às condições úmidas durante a lua cheia;
  • A lua cheia influencia na absorção de nutrientes líquidos;
  • Também aumenta a probabilidade de chuva no período de lua cheia;
  • Os efeitos do ciclo lunar são mais proeminentes em solo orgânico ou solo que não seja tratado com fertilizantes químicos e pesticidas;
  • A planta será sempre influenciada pelo período em que foi semeada;
  • Os insetos se manifestam mais na lua cheia;
  • Durante a lua cheia e na fase sucessiva, a lua minguante, será hora de plantar tubérculos e legumes que crescem debaixo da terra: batatas, cenouras, alcachofras de Jerusalém, cebola, alho, beterraba, rabanetes. É também o momento de plantar bulbos de flores.
  • colher as flores curativas, aromáticas e comestíveis durante a lua cheia, porque neste momento as flores encontraram sua máxima energia,

Acesse aqui o Calendário Lunar do Jardineiro e do Agricultor.

A lua biodinâmica

De acordo com o site Ser Sustentável, a relação entre a lua e as constelações determina alguns fatores importantes:

“Existe uma relação entre a posição em que a lua se encontra nas constelações e os órgãos das plantas que se encontram em maior atividade.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento fogo (carneiro, leão, sagitário) estamos num dia de fruto e por isso é o fruto da planta que está mais potencializado. É por isso altura para trabalhar as culturas que nos darão o fruto –  os tomates, as abóboras,… É também nestes dias que deveremos fazer as podas para que possamos ter frutos vigorosos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento terra (touro, virgem, capricórnio) estamos num dia raiz e por isso são as raízes que estão mais activas. Nestes dias devemos semear, transplantar e cuidar de vegetais de raiz ou tubérculos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento água (caranguejo, escorpião, peixes) o dia é chamado de folha e por isso são os vegetais de folha a quem devemos dar particular atenção – couves, alface, salsa,…. Para a colheita deste tipo de vegetais é preferível, no entanto, escolher dias de fogo ou ar para que eles se conservem melhor.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento ar (gémeos, balança, aquário) deveremos tratar das plantas das quais estamos interessados em obter as flores como por exemplo a couve-flor, os brócolis e as flores em particular.”

Fonte:
The Greenest Post
– Ser Sustentável
– Jornal Agrícola
– GreenMe

Cíntia Carvalho 

www.pdf24.org    Send article as PDF