11 94208-5196

Menina do Dedo Verde: Incenso Natural (Smudge Stick)

Um espaço voltado para o Reencontro, Aprimoramento e Transcendência do Despertar da Mulher

Menina do Dedo Verde: Incenso Natural (Smudge Stick)

Atualmente, com lares cada vez mais apertados, o único contato que algumas pessoas tem com as plantas é por meio dos incensos. Eles são feitos com ervas, flores, frutos e até com a energia dos cristais.  Atualmente é possível encontrá-los nos mais variados estabelecimentos, com formas e valores diversos. O efeito dependerá de toda a força da sua intenção, mas sempre priorize por produtos de boa qualidade, prezando por sua saúde.

Para quem tem acesso fácil a ervas frescas, seja no quintal, feira ou mercadão, uma possibilidade bem bacana é criar o seu próprio incenso. A sugestão de hoje é o Incenso em Bastão ou “Smudge Stick”, um incenso natural nascido nas tradições Xamânicas Norte Americanas e difundida por todo o mundo.

Tradicionalmente são utilizadas nesses bastões, ervas como a Salvia branca e Cedro facilmente encontradas na America do Norte.
Porém esse tipo de bastão pode ser feito com as mais variadas ervas que podemos encontrar facilmente. Esses bastões são um substituto excelente para o método convencional de defumação onde o carvão é usado para queimar as ervas em um recipiente e podem ser utilizados diversas vezes, bastando para isso apaga-los após o uso.

Material Necessário:

– Ervas Frescas com propriedades direcionadas ao seu objetivo.
Já escrevemos sobre algumas aqui: Sálvia,  Alecrim,  Arruda e Artemísia
– Barbante
– Tesoura

Como fazer: 

  1. Reúna pequenos ramos da erva escolhida, sempre perguntando a planta para a permissão , antes de cortar. É um costume nativo americano para deixar um pequeno presente no lugar do que você pegar , por exemplo, uma pequena porção de tabaco ou um pedaço de seu cabelo.
  2. Escolha o fio que você vai usar para embrulhar o pau manchas. Use um material natural como o algodão ou cânhamo, e quando possível selecionar um fio de cor vermelha . Vermelho é a cor mais comum usado em cerimônias nativas americanas por seu poder espiritual.
  3. Amarre a a extremidade com firmeza, para sustentar as hastes da planta.
  4. Enrole o fio ao redor das ervas até que você alcance o topo. Certifique-se de manter uma tensão moderada, se o fio for muito apertado as ervas podem apodrecer e não vão queimar bem, no entanto , se for muito solto seu stick mancha vai desmoronar .  Quando você tiver alcançado o topo, inverter a direção , enrole novamente para o fundo, e dê um nó .
  5. Deixe secar em ambiente seco e arejado, por pelo menos 15 dias (dependendo do nível de umidade da erva).

Confira um vídeo bem bacana:

Fontes:
– Informação em Saúde
– Terra Mística 

Cíntia Carvalho 

 

Um comentário

  1. […] Então aproveitei para colher manjericão e alfavaca, que estavam dominando o canteiro, e fazer smudge stick com as ervas frescas. No impulso criativo, lembrei-me do curso de Saberes Ancestrais das Ervas, […]

Os comentários estão fechados.

Despertar Feminino®, Theaterapia®, Theadança®, Theafotografia®, Theaxamanismo®, Alcathea®, Goddesses Reiki®, Moonblessing®
e Constelando o Feminino® são marcas devidamente registradas. Todos os textos aqui publicados estão protegidos por lei de direitos autorais. Qualquer uso da marca (em forma de citação direta e indireta ou de hashtag), cópia de texto parcial ou total, ou fotos de nossas atividades não estão autorizadas a serem publicadas sem consentimento nosso, e são por proibidas de uso por terceiros passíveis de sanções punição pela lei. Por amor respeite o direito de marca e a autoria de nossas publicações.


Formação de Focalizadoras de Círculos de Mulheres - THEATERAPIA - Matrículas 2019 Abertas!Acessar Agora