Essa semana um colega chegou na aula de yoga com a sacola cheia de abacates e me recordei que – para nooooossa alegria – estamos no tempo dessa delícia de fruta!

Super saudável, saboroso e versátil, o abacate pode ser usado em diversos pratos, seja na deliciosa Guacamole ou na simples vitamina com leite. Sua origem é do México e América Central, pertencente à espécie Persea americana. Hoje, graças às hibridizações, e milhares de anos de cultivo, existem inúmeras variedades da fruta, cujos principais produtores na atualidade são México, Chile, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana, Colômbia, Peru, Brasil, China e Guatemala.

Por “coincidência” encontrei hoje uma planilha que indica o abacate para as seguintes situações:

Contusões; folha e semente ralada em extrato alcoólico: dor de cabeça; protetor da pele; polpa: xampu e cremes; folhas: emenagogo (induz à menstruação normal).

Durante as pesquisas para esse artigo,  encontrei muitas referências sobre suas propriedades. A ideia é apenas destacar alguns dos benefícios da fruta, então quem quiser saber mais pode acessar os links da lista de fontes!

15 Benefícios do abacate para a saúde
  1. Aumenta a absorção de carotenoides: atuam como antioxidantes e precursores da vitamina A, que é essencial para a saúde ocular.
  2. Poder anti-inflamatório: auxiliar na redução dos  inchaços, desconfortos e vermelhidões devido a artroses, reumatismos e gotas.
  3. Reduz estresse: contém uma substância chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse.  A glutationa também beneficia a desintoxicação do rganismo e melhora o funcionamento do fígado.
  4. Melhora a saúde cardiovascular: melhora os níveis de colesterol ruim (LDL), diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea.
  5. Anticâncer: a glutationa também é capaz de agir como bloqueadora de pelo menos 30 agentes cancerígenos distintos. 
  6. Controle do colesterol: proporciona o aumento do colesterol HDL, considerado o colesterol bom, e a redução do colesterol LDL, o colesterol ruim.
  7. Fluxo intestinal regular: As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino.
  8. Inibe o apetite e emagrece
  9. Regula a menstruação: indica-se a ingestão de chás feitos com as flores por exemplo; você pode consumir em torno de 2 a 4 vezes durante o dia. Um ciclo menstrual sob controle proporcionará também a redução dos efeitos da TPM (tensão pré-menstrual).
  10. Melhora a visão: existem benefícios do abacate para a saúde de sua visão proporcionados pela vitamina A contida no fruto.
  11. Proporciona melhor saúde a seus cabelos: ajuda a livrar-se dos incômodos de caspas, proporcionar força a eles e ainda auxiliar na prevenção de calvice.
  12. Sono garantido: as vitaminas de complexo B como a B3 são capazes de equilibrar os hormônios responsáveis pelo equilíbrio de substâncias responsáveis pelas atividades cerebrais do sono. O ácido fólico também alimenta neurotransmissores responsáveis pela saúde do sono.
  13. Evita o envelhecimento precoce e trata a pele: a poder dos antioxidantes pode reduzir os efeitos maléficos causados pelos radicais livres à pele. A renovação constante das células oferece mais vitalidade e saúde aos seus tecidos. Sua pele poderá permanecer mais tempo hidratada e cheia de nutrientes. O óleo de abacate é muito procurado por esses benefícios do abacate.
  14. Ajuda na construção de massa muscular: quando comparado às outras frutas, o abacate se destaca por oferecer 2 gramas de proteínas em 100 gramas da fruta. Como sabemos, as proteínas são fundamentais para o ganho de massa magra e hipertrofia.
  15. O abacate ajuda a regular o metabolismo da glicose

Fontes:
– Mundo Boa Forma
– Conquiste Sua Vida
– Dicas de Saúde
– Doutíssima

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