“A forma circular é comum ao feminino por sermos cíclicas. Acompanhamos a ciclicidade da natureza em cada célula de nosso corpo. Estar em um Círculo de Mulheres é fazer o retorno a um Lar Curador. Estar em um Círculo de Mulheres é estar dentro de um Ventre Pulsante de acolhimento e Luz!” (Tamaris Fontanella)

O que esperar quando você participa de um Círculo de Mulheres?

  • Autoconhecimento: mergulhar em si mesma, apropriar-se de si, de  seu corpo, seus ciclos, sua mente, suas emoções, apropriar-se de sua energia de vida.
  • Comunicação: melhorar a comunicação consigo  mergulhando em sua intuição e verdade pessoal. Melhorar a comunicação com o outro expressando melhor o que sente e o que deseja. Comunicar-se de forma livre e autêntica a partir do  seu”Eu”.
  • Reconhecer: o equilíbrio das polaridades das energias femininas e masculinas, equilibranco ação e emoção, o dar e o receber.
  • Respeito: aprender a respeitar-te e a honrar a sua natureza cíclica, valores pessoais, o seu tempo, o tempo dentro do tempo.
  • Nutrição: aprender a nutrir seus corpos físico, emocional e espiritual com qualidade, alegria, amor e paz.
  • Crescimento: desfrutar e aprofundar da vivência entre mulheres proporciona a você transcender em seus saberes, se empoderar e superar questões que antes para você eram muito difíceis.
  • Reencontra-se: despir suas máscaras e encontrar a sua expressão autêntica acolhendo a sua verdadeira essência e resgatando o teu poder interior.
  • Amor: uma rede de apoio entre mulheres irmãs toca seu coração em plena confiança e honestidade.

O Que É O Círculo De Mulheres? Qual É O Objetivo? O Nós Mulheres Fazemos Nesses Encontros?

Texto de Tamaris Fontanella
A cada grupo que iniciei, nos últimos anos (desde 1998), me deparei e ainda tenho esse contato inicial para novos grupos com mulheres repletas de dúvidas e receios de se juntarem a outras irmãs em uma Jornada de Reencontro, Aprimoramento e Transcendência de seu Sagrado Feminino.

Primeiramente precisamos entender o que que é um Círculo para nos permitirmos estar nessa pulsação de sanação feminina.

“… todo Poder do Mundo sempre trabalha em círculo e tudo tenta ser redondo… O céu é redondo e eu ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola e também as estrelas. O vento, no momento de seu maior poder, gira. Os pássaros fazem seus ninhos circulares, pois eles têm a mesma crença que nós… mesmo as estações formam um grande círculo de mudanças que sempre retornam ao seu início. A vida de um homem é um círculo que vai de infância a infância e assim é em tudo onde o poder atua.” (1)

2ef3ba57e8922faa8021b30aa2aebf66É o símbolo da perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo, da unidade, do infinito e do absoluto. Sua forma associa-se à ideia de perfeição e a representação do Sol. Quando está em movimento, indica a renovação constante dos ciclos cósmicos. Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua Cheia, pela sua forma arredondada. Como uma Roda move a sua vida na alegria e na tristeza.

“A experiência do Círculo pode gerar um efeito positivo radical em nossas relações externas, porque ele pode se tornar um modelo-um espaço para praticar uma comunicação honesta e duradora, até que esta se torne a maneira como você é e como você espera que as outras pessoas em sua vida sejam.

Desta maneira, isto pode alterar as estruturas patriarcais de seus relacionamentos. À medida que transformamos nossas relações pessoais esta transformação se espalha. É como jogar pedrinhas no lago, cada uma tem um impacto e efeito: os anéis concêntricos vão evoluindo e afetando os outros relacionamentos” (2).

Em nosso Círculos de Mulheres esse símbolo é a ligação ancestral da ancestral de beleza, união, continuidade, “… quando um Círculo de mulheres está centrado, ele forma uma roda ou uma mandala invisível” (2).

Porque Um Círculo De Mulheres?

Mulheres são tecelãs
Tecem sonhos com fios de lágrimas…
Mulheres são tecelãs.
Tecem vidas em suas barrigas
Com esperanças e alegrias infantis.
Mulheres são feiticeiras.
Inventam magias e encantamentos.
E atraem e cativam com um simples olhar.
Mulheres são meninas.
Acreditam em príncipes e finais felizes.
Mulheres são guerreiras
Enfrentam a luta com galhardia.
E não esmorecem mesmo quando cansadas.
Mulheres são sabias.
Trazem em si toda a sabedoria do mundo.
o repartir entre os filhos,o pão,o carinho e o
próprio tempo.
Mulheres são especiais.
Mulheres são seres próximos dos Deuses.
Mulheres são mães.
A mais perfeita tradução do mistério da eternidade da alma.
(Rita Licks)

“Círculos de Mulheres podem ser vistos como um movimento evolucionário e revolucionário que está escondido por trás de uma imagem aparente: parece ser apenas um grupo de mulheres reunidas, mas cada mulher e cada Círculo está contribuindo para algo muito maior.

circle-of-women-2Quando as mulheres se reúnem e fazem um compromisso umas com as outras para estar em um círculo, com um propósito espiritual, NO SENTIDO DE UNIÃO DE SUAS ALMAS, elas estão criando um vaso de cura e transformação de si mesmas, e sendo veículo para a mudança em seu mundo.  Estes são os círculos de compaixão que podem tornar-se incubadoras de mudanças políticas, sociais e pessoais. 

Um círculo é um lugar seguro também para expressar a esperança, as intuições, a tristeza e a raiva, que são parte de todo processo  terapêutico.  

A intenção de estar em um círculo com um centro espiritual convida o mundo invisível do espírito ou da alma para estar no centro do círculo e no centro da psique de cada pessoa no círculo. Por meio do silêncio meditativo ou de oração silenciosa, sabedoria e paz podem entrar.

Nos Círculos as mulheres podem dizer em voz alta  o que passa em seus corações e mentes ao mesmo tempo que têm a capacidade de ouvir com compaixão. Círculos evocam um sentimento de irmandade e também um sentimento de estar em um espaço materno arquetípico.” Jean Shinoda Bolen

Nossos Ciclos

Observando os ciclos de nosso corpo, entramos em sintonia com o corpo maior e organismo vivo e pulsante que é a Mãe Terra. Nós, mulheres, carregamos em nosso corpo todas as Luas, todos os ciclos, o poder do renascimento e da morte. Aprendemos com nossas ancestrais que temos nosso tempo de contemplação interior quando nos recolhemos em busca de nossos sonhos e sentimentos mais profundos. As emoções, o corpo, a natureza são alterados conforme a Lua (3).

fases
imagem Juliaro Arte

Partimos do princípio de que só quando a mulher está inteira, completa e vive seus valores femininos plenamente é que ela pode estabelecer um relacionamento sadio, numa postura de troca, com o mundo em seus universos masculino e feminino e infantil.

Estar em um círculo é uma experiência de aprendizado e crescimento que aglutina a sabedoria e a experiência, o compromisso e a coragem de cada mulher que o compõe” (4).
O Trabalho em um Círculo de Mulheres pretende oportunizar a reafirmação do Eu focando qualidades especiais que afloram a feminilidade, sensualidade, auto-estima e a espiritualidade.

Nos unimos para aprender e aprimorar juntamente com outras mulheres de forma integradora e includente onde cada integrante é um indivíduo único e diferente das demais e reconhece o valor e a importância de cada uma no círculo e na teia da vida.

Não pretendemos nos “unir para dominar o mundo” como alguns pensam.

Resgatamos em nossos encontros as condições que favorecem nosso crescimento espiritual, encorajando o autoconhecimento e autoconfiança.

“Fazer parte de um grupo de mulheres propicia o autoconhecimento e uma profunda transformação na alma feminina. De uma forma lúdica e ao mesmo tempo profunda, o Circulo de Mulheres age em diversos níveis, são eles:

  • Físico: Participar de um grupo acolhedor, que é solidário com nossas escolhas e não nos julga, tem sido a grande medicina de centenas de mulheres que vêm trilhando este caminho, cientificamente é comprovado que quando duas ou mais mulheres permanecem juntas em um mesmo espaço físico seus ciclos menstruais se auto-regulam, o corpo aciona a produção de um hormônio chamado ocitocina, que causa sensação de felicidade e bem-estar. Menstruação regulada cura e nos ensina a viver em comunhão com nossos ciclos de forma plena. 
  • Emocional: O Círculo é um arquétipo igualitário, traz noção de pertencimento e de sacralidade à palavra, pois todas ao redor do centro estão à mesma distância, desta forma, não existe hierarquia. Cada palavra é ouvida, sentida, respeitada. Os corações batem em comunhão e cumplicidade. Estar em Círculo CURA às feridas, as mágoas e ressentimentos. Os círculos fortalecem um vínculo afetivo capaz de despertar a beleza e a verdade, a criatividade e a espiritualidade. É uma forma arquetípica que parece familiar à psique da maioria das mulheres.
  • Social: “Círculos de Mulheres podem ser vistos como um movimento evolucionário e revolucionário que está escondido por trás de uma imagem aparente: parece ser apenas um grupo de mulheres reunidas, mas cada mulher e cada Círculo está contribuindo para algo muito maior.” (1). Acreditamos que os círculos conectados entre si vão mudar o mundo. Milhares de círculos conectados entre si podem trocar informações e se organizar para criar mudanças sociais significativas. O propósito do circulo de mulheres é despertar a energia feminina do planeta, criar oportunidades de interação, de vivência e de resgate de valores, bem como de socialização de conhecimentos e métodos indispensáveis à transformação das nossas relações interpessoais, institucionais e sociais.
  • Espiritual: Quando estamos em um Circulo de Mulheres “Criamos um “temenos”, que significa “santuário” em grego (7). Em um círculo de mulheres, cada mulher é ela mesma e também um aspecto de todas as outras mulheres presentes. Quando um círculo é um “temenos”, ele é um lugar seguro para falar a verdade sobre nossos sentimentos, percepções e experiências. Em um local onde a mulher possa dar voz a sua essência, o espírito feminino se sente livre para se manifestar, proporcionando insights, conexões com os arquétipos interiores, despertando a intuição e visão ampliadas.” 

comadres

Produzimos juntas uma alquimia que transforma e purifica, mostrando lentamente nosso verdadeiro ser e nossa função sagrada feminina. Nesse efeito de irradiação, nós mulheres vamos transformando nossas vidas, relações e mundo, respeitando nossa força feminina e sintonizadas com sua forma acolhedora, fertilizadora, cíclica e receptiva de ser“. (6)

Por todas as nossa relações. Paz e Luz

Tamaris Fontanella

Citações: Black Elk, Homem Santo dos Oglala Sioux (1), Jean Shinoda Bolen (7), Milionésimo Círculo (2), Tatiana Meinkaiká (3), Rodas da Lua, Ivana Calado (5) , Mirella Faur (6)

Sinta o que move seu coração, o que falamos ser “o chamado”, assim irá se integrando com outras mulheres e dando uma melhor diretriz ao seu caminho. Você também pode entrar em contato conosco para que possamos te ajudar nessa escolha, lembre-se de dizer a cidade de onde você é e contar o que acontece para auxiliarmos da melhor forma seu Re-Despertar Feminino.

www.pdf24.org    Send article as PDF