fbpx

Livre-se da Ansiedade – Café com Tata Yaga

A ansiedade é um estado caracterizado por apreensão, desconforto e insegurança, gerado através da expectativa de que que irá acontecer, seja algo ruim ou até mesmo bom.

Na grande maioria das situações, não há qualquer indício de que isso realmente irá se concretizar, são projeções de espera, contudo para a mulher que apresenta ansiedade esses pensamentos a deixam inquieta e tensa, com um sentir bem desorganizado.

Esse sentir desorganizado acaba lhe causando diferentes tipos de sensações de mal-estar físico, além de comprometer diversas áreas de sua vida.

Hoje vivemos em um ritmo acelerado, o que, consequentemente, influencia a rotina e a vida de grande parte das pessoas de todo o mundo, com destaque para o Brasil. Para se ter uma ideia, nosso país é o primeiro da lista no ranking de ansiedade, somando quase 19 milhões de brasileiros, o que equivale a 9,3% da população. (fonte folha de sp 2019)

Não seria diferente na quantidade das pessoas que me procuram na Theaterapia, a maioria das mulheres apresentam essa queixa.

Se você é uma dessas pessoas que vive pensando no futuro, no amanhã e suas infinitas possibilidades, saiba que não está fadada a viver com a ansiedade.

Vou dividir aqui com você 12 Atitudes para ir se libertando da ansiedade, tarefas práticas para que consiga nas atividades no dia a dia ir tomando as rédeas do seu presente e posso viver com mais prazer e alegria.

Mas antes de começar sair por aí praticando é importante que compreenda que você não tem ansiedade, “está” num estado que permite que a ansiedade domine seu ser. Ou seja, você está entregando a um predador da sua psique a sua vida e está na hora de querer Ser e Estar, habitar esse corpo para abraçar tudo que lhe pertence.

Se está seguindo recomendações médicas continue seu tratamento e em algum momento seu médico irá perceber a sua melhora.

 

1 – Se mexe garota!

A ansiedade adora atacar gente que tem a vida parada, a forma dele é colocar os pensamentos para se movimentar, então “corpo são mente sã” faz aqui o maior sentido.

A prática de exercícios eleva a produção da serotonina, substância química que aumenta a sensação de prazer e promove o relaxamento, o que é ótimo para deixar os pensamentos ansiosos de lado. Antes de começar, principalmente se está saindo de um estado de sedentarismo, é importante fazer sua  avaliação de saúde e verifique se está apta e se existe algum cuidado que deve tomar.

 

2 – Utilize técnicas de relaxamento

Pessoas ansiosas tendem a se estressar com mais facilidade, por isso, algumas alternativas interessantes para promover o relaxamento e o bem-estar incluem: acupuntura, ioga, meditação e, até mesmo, tratamentos homeopáticos e florais.

A mais fácil técnica de relaxamento é ter consciência de algumas vezes ao dia de respirar, respirar fundo e retirar o peso dos ombros. Simples né, bora lembrar disso (coloca o despertador do celular para te ajudar)

Outra dica é a respiração chamada diafragmática, ajuda a reduzir a ofegância, a taquicardia e o tremor.

Aproveite para praticar meditações lá do nosso canal do youtube.

 

3 – Atente-se aos seus pensamentos

Você já se percebeu à qualidade dos seus pensamentos?

Quando notar que ideias negativas estão rondando a sua mente, pare, respire e se questione sobre o que é real e o que sentindo. Assim, poderá mudar o foco dos seus pensamentos e dar a eles uma conotação positiva.

 

4 – Foque no aqui e agora

Quando você se foca no momento presente, a probabilidade de  se sentir ansiosa diminui consideravelmente, porque passa a ter total ciência do que está acontecendo, em vez de se distrair com o passado ou o futuro, que é o que gera as crises de ansiedade.

Tarefas do dia a dia faça com presença. Se a cabeça divagar respire fundo, e volte a atenção para o que está fazendo.

 

5 – Mantenha os ambientes organizados

Você sabia que manter os ambientes organizados ajuda a controlar a ansiedade?

Isso mesmo, quando estamos em locais caóticos, com sujeira e objetos espalhados, os pensamentos ansiosos tendem a aumentar.

Procure sempre manter os ambientes organizados, pois isso te ajudará a manter o equilíbrio e o autocontrole, além de otimizar seu tempo, já que não precisará passar horas procurando os itens que precisar.

 

6 – Conviva com pessoas que lhe façam bem

Estar com pessoas que amamos e temos afinidade faz toda a diferença em nossa qualidade de vida e em nosso autocontrole emocional.

Por essa razão, procure fortalecer os relacionamentos e evite que a correria do dia a dia faça com que perca o contato e se afaste de quem você gosta. Estar com essas pessoas fará com que se sinta mais confiante, relaxada e, consequentemente, menos ansiosa.

 

7 – Pratique o autocuidado

Dedique um tempo de seu dia para cuidar da pessoa mais importante de sua vida, você!

Por mais que se preocupe com os seus amigos e familiares, saiba que cuidar de si é essencial para que se mantenha forte para continuar cuidando deles.

Portanto, ouça sua voz interior e conheça suas necessidades. Direcione parte da sua energia para tornar reais os seus sonhos e planos. Invista em você!

 

08 – Seja leve!

Nosso humor é diretamente impactado pela qualidade de nosso estado interno.

Para melhorar a sua qualidade de percepção da vida perceba o mundo sem julgamentos e sorria.

O riso contribui para a cura emocional diária, trazendo mais positividade e equilíbrio para a sua vida.

Aprenda a ver o lado bom das coisas e os ensinamentos que os acontecimentos tem, nem tudo é tão ruim para estragar o seu dia!

 

09 – Confie em Si

Você é e sempre será a sua melhor companhia, pois, por mais que tenha pessoas especiais ao seu redor, existem coisas que elas não podem fazer em seu lugar. Acredite, ninguém estará mais do seu lado na vida do que você mesmo, então, invista nessa parceria e seja fiel à sua essência e aos seus valores.

Você é merecedora de tudo o que o universo tem a lhe oferecer, por isso agradeça, entregue e confie.

 

10 – Ande em suas palavras

Seus pensamentos e as suas ações precisam falar o mesmo idioma. Se você agir fora dos padrões do que seus valores pessoais dizem, ficará ansiosa e poderá enfrentar episódios de crise.

Portanto, pense sobre o que está por trás de cada uma das suas ações, reflita sobre quais são as suas reais necessidades e seja leal àquilo que acredita.

 

11 – Durma bem

Um dos momentos mais sagrados de nosso dia é quando nos deitamos para dormir. Por isso, antes de ir para o quarto, evite agitações, preocupações e desgastes.

Lembre-se que você não pode controlar o mundo, mas pode gerenciar suas ações, pensamentos e sentimentos.

Escolha ter paz e tranquilidade quando for se deitar para dormir, isso ajuda a controlar a ansiedade e, consequentemente, melhora a qualidade do sono.

 

12 – Conheça a si mesma

Quem se conhece, sabe quais são seus limites, suas capacidades e consegue diferenciar um movimento de auto-sabotagem, esforço e dedicação.

Quem se conhece, tende a se aceitar melhor e a agir sem culpa, demonstrando que tem autodomínio emocional.

Quanto mais você se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar.

Invista no relacionamento consigo mesmo e veja o quanto a sua visão sobre as coisas poderá se transformar.

Quando se perceber ansiosa, prestes a ter uma crise, busque dentro de si o motivo, a razão, o ativador mental que te fez perder o controle.

Dessa forma, sabendo o que te incomoda, fica muito mais simples escolher a melhor ação para controlar o que está sentindo.

 

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas que estejam em busca de formas de controlar a ansiedade.

Fontes:  https://veja.abril.com.br/saude/os-brasileiros-sao-os-mais-ansiosos-do-mundo-segundo-a-oms/ https://www.jrmcoaching.com.br/blog/controlar-ansiedade/

Despertar Feminino

Despertar Feminino

Voltar ao topo